Palavras do Rabino Pablo Berman

12 de julho de 2024

Chukat, impossíveis

Por que a Torá nos pediria o impossível, se tudo é possível na vida? Ou será que nem tudo é possível? Talvez haja coisas que não podemos alcançar, mesmo que dediquemos todo nosso empenho, força e sabedoria. E se não conseguirmos tudo o que queremos, tudo o que sonhamos, o que fazemos então? Amanhã precisamos nos levantar novamente e seguir em frente. Devemos ser felizes com o que temos, pois com certeza o que temos é suficiente para nos fazer felizes. Mas sempre queremos um pouco mais e muitas vezes não percebemos o que está acontecendo ao nosso redor, o que estamos perdendo.
Na Torá, é pedido a Israel que obtenham uma vaca vermelha, perfeita, sobre a qual nunca tenha sido colocado jugo, para realizar um ritual complexo e difícil de compreender.
Como conseguir uma vaca vermelha? E, acima de tudo, perfeita? Elas não existem, vermelhas e perfeitas. Alguém já viu alguma vez uma vaca vermelha perfeita? O que significa ser perfeita? Sem defeitos. Onde podemos encontrar uma vaca sem defeitos?
Agora, prestem atenção a esta história talmúdica. Esta é a história de Dama ben Netina. Uma vez, os Sábios desejaram comprar pedras preciosas dele para o efode do Sumo Sacerdote por um lucro de seiscentos mil moedas de ouro. A chave do baú que continha as joias estava sob a cabeça do pai de Dama ben Netina, e ele não o perturbou.
No ano seguinte, Deus deu a Dama ben Netina sua recompensa, pois uma novilha vermelha nasceu em seu rebanho, e os judeus precisavam dela. Quando os Sábios de Israel vieram até ele, ele disse a eles: "Eu sei que, se eu pedisse todo o dinheiro do mundo, vocês me dariam. Mas eu peço apenas o dinheiro que perdi por causa da honra de meu pai."
Então, para encontrar aquela vaca vermelha, precisamos considerar outras coisas. Aqui estamos diante do que chamamos de "kibud av va'em", a honra dos pais. Dama ben Netina não acordou nem teve a coragem de mover ou acordar seu pai para pegar as chaves do baú das joias. Mas, à frente, ele recebeu sua recompensa — uma recompensa por coisas consideradas impossíveis, como uma vaca vermelha perfeita.
Mas pensemos em nós mesmos, a vaca vermelha é apenas um veículo para nos fazer refletir sobre nossas vidas, apenas para isso. Porque talvez procuramos a perfeição nas coisas erradas. Olhamos para o exterior das pessoas, suas cores e perfeições, mas encontrar isso é impossível, porque ninguém é perfeito, na verdade não existe perfeição. Mas, talvez, exista, existe quando se relaciona com a honra de ser uma pessoa bondosa, humilde, completa e sincera. Aí as recompensas serão coisas impossíveis, e tudo o que jamais imaginamos poderá acontecer. Vacas vermelhas, seres que honram o que deve ser honrado, perfeições que não existem, apenas nos aproximamos em tentativas de alcançar o inalcançável.
Que possamos aprender a valorizar o que realmente importa na vida: buscar a honra e a bondade, e encontrar beleza nas imperfeições que nos tornam humanos. Cada desafio e cada jornada nos guiará mais perto da verdadeira realização, revelando que a perfeição reside na sinceridade de nossos corações e na compaixão que compartilhamos. Que nossa busca pela harmonia e pelo bem nos inspire a transcender as limitações, abraçando o mistério e a magia da vida que se desdobra diante de nós cada dia.