Habonim Dror
O Habonim Dror é uma tnuá (movimento) que educa jovens judeus na diáspora e está presente em vários estados do Brasil. Foi fundado em 1982 a partir da união de outros dois movimentos sionistas:
O Ichud Habonim - presente no Brasil desde 1945 - e o Dror. Jovens de 15 a 18 anos preparam atividades todos os sábados para crianças de 8 a 14 anos sobre os mais variados temas, desde discussões acerca das diferentes correntes judaicas e sionistas, até debates sobre as problemáticas do mundo contemporâneo. Neste espaço, além das atividades semanais, os próprios jovens fazem a gestão da parte financeira, educativa e toda a comunicação com a Kehilá.
O Habonim Dror preza por uma educação plural, horizontal e não formal, de modo que o Chaver (integrante do movimento) possa desenvolver livremente o seu senso crítico e tenha os recursos necessários para esse processo.
O movimento manifesta seu judaísmo por meio da corrente cultural humanista, se inspirando neste viés para preparar chaguim e outros eventos culturais.
De seis em seis meses acontecem as Machanot (acampamentos) de 5 dias para as crianças menores de cada cidade e de 7 a 9 dias para os jovens de todo o Brasil, cada vez em um local diferente. Essa experiência promove a integração entre as diferentes realidades do movimento, possibilita um intercâmbio de experiências e amizades duradouras.
Aos 18 anos, os integrantes do Habonim Dror têm a oportunidade de passar um ano em Israel, trabalhando, estudando e realizando trabalhos voluntários.
E você, associado?
Já colocou seu filho no Dror?